30 de jun. de 2009

Concurso Policia Federal 2009

A Polícia Federal foi autorizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a realizar concurso público que prevê 600 vagas, sendo 400 são destinadas ao cargo de escrivão e 200 para a função de agente.

A autorização foi publicada na Portaria nº 165 que você pode conferir clicando aqui da primeira seção do Diário Oficial da União, desta quinta-feira (25/6).

A maioria das vagas deve ser destinada para a região Norte do país devido ao grande número de pedidos de transferência dos funcionários para outras regiões do país e também para reforçar o policiamento, principalmente na área da Amazônia.

A remuneração inicial indicada é de R$ 7.514,33 para ambos os cargos. Já o salário final é de R$ 11.879,08. Os cargos exigem nível superior em qualquer área.

O Departamento de Polícia Federal tem prazo de 4 meses, a partir da data de publicação da medida que autoriza o concurso, para lançar o edital de abertura da seleção.

A Polícia Federal espera lançar o quanto antes o edital. De acordo com a assessoria, a banca que será responsável pelo concurso já começará a ser escolhida.
O último concurso da Polícia Federal foi em 2004. A empresa organizadora foi o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) – veja abaixo as provas anteriores.
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, o órgão ainda aguarda autorização do governo para lançar concurso para outras 2 mil vagas – 500 vagas para delegado, 300 para perito criminal, 750 para agente, 400 para escrivão e 50 para papiloscopista.
Essas 600 vagas autorizadas na quinta se referem a cargos vagos, já previstos no orçamento, mas que não estão ocupados.
Apesar de exigirem o mesmo nível de escolaridade e terem os mesmos salários, os cargos de escrivão e agente têm atribuições distintas. O agente é responsável pela investigação, geralmente fazendo parte de operações na rua. Já o escrivão cuida da parte documental das investigações, lavra os termos e auxilia o delegado na parte cartorária das operações.

Fases do concurso

A primeira etapa do concurso da Polícia Federal é composta de provas de conhecimentos (objetivas e discursiva), avaliação psicológica, prova de capacidade física, exames médicos e de prova prática de digitação (esta última somente para escrivão).

A segunda etapa do concurso público consistirá de Curso de Formação Profissional, de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, realizado em Brasília.

O candidato é ainda submetido ainda a avaliação de vida pregressa no decorrer do concurso público. Pode ser realizado ainda, dependendo da decisão do órgão, exame antidrogas.

Remoção

Os aprovados no concurso escolhem os locais de trabalho de acordo com a ordem de classificação.

Segundo a PF, nos concursos de âmbito nacional, o período mínimo que o funcionário deve ficar no local escolhido para trabalhar é de três anos. Em concursos de âmbito regional, o tempo mínimo de permanência é de cinco anos.

Mas todos os anos são oferecidos os chamados concursos internos de remoção. São levados em conta o tempo de casa e o local de lotação – localidades mais distantes e com menor infra-estrutura dão mais pontos aos funcionários. Quem entra na PF pode também tentar trocar de local de trabalho com o colega que esteja no mesmo cargo.

Outra forma de mudar de local de trabalho é quando surgem vagas por carência em setores que exigem formações específicas dos funcionários. Quem atender aos pré-requisitos pode ser removido para o local da vaga.

Dicas

Uma boa maneira de verificar como andam os estudos é a realização de provas já realizadas, e o site da Polícia Federal disponibiliza as provas anteriores aplicadas para Delegado de Polícia Federal, Agente de Polícia Federal e Escrivão de Polícia Federal.

Veja as provas anteriores e os gabaritos do concurso realizado pelo Cespe/UnB em 2004:

Agente Escrivão
Caderno de prova azul Caderno de prova azul
Caderno de prova branco Caderno de prova branco
Caderno de prova vermelho Caderno de vermelho
Gabaritos (todas as provas)

Nenhum comentário: